A ARTE DO MANUELINO: MECENAS, INFLUÊNCIAS, ESPAÇO

10,60€

A ARTE DO MANUELINO: MECENAS, INFLUÊNCIAS, ESPAÇO

10,60€

ATANÁZIO, M. C. MENDES (1984) A ARTE DO MANUELINO: MECENAS, INFLUÊNCIAS, ESPAÇO. LISBOA: EDITORIAL PRESENÇA. DE 23 X 16 CM. COM 217 PÁGS. & [47] PP. ILUST. B.

“(...) A especificidade de um estilo arquitectónico reside na sua maneira de organizar as estruturas e na sua funcionalidade e noção de espaço, esse constitui o inovador ponto de partida para uma abordagem, que ainda ninguém tentara, à arte do Manuelino. O seu autor documenta-se abundantemente em exemplos sobejamente conhecidos, como o do Mosteiro de Belém ou o do Convento de Cristo em Tomar com a sua célebre janela, para não mencionar senão dois dos mais significativos, e analisa exaustivamente em pormenor a sua construção e decoração. Mas, para além dessa análise, o autor vai também procurar definir as influências políticas, sociais e culturais que deram expressão a um estilo que é único no mundo. Mas apesar dos contributos góticos, platerescos, mudéjares e renascentistas, se o Manuelino ficou português, isso se deve à influência dos mesteres e ofícios mecânicos e à consequente relação com as armações de carácter efémero que eram utilizadas em festividades, recepções, etc.

Um apêndice final reúne a documentação e respetiva análise sobre as «arcadas do dormitório» do Mosteiro de Belém, antes das modificações efetuadas ao longo dos séculos XIX e XX”. Abundantemente ilustrado à parte com reproduções fotográficas.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em