A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE URBANA NO ALGARVE MEDIEVAL. O caso de Loulé.

10,00€

A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE URBANA NO ALGARVE MEDIEVAL. O caso de Loulé.

10,00€
1

BOTÃO, Maria de Fátima (2009) A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE URBANA NO ALGARVE MEDIEVAL. O caso de Loulé. Casal de Cambra: Caleidoscópio. De 24x17 cm. Com 456 págs. Ilust. B.

Tese de Doutoramento em História Mediveal apresenta à FCSH-UNL, com a classificação final de muito bom, com distinção e louvor, por unanimidade.

“A monografia percorre, com cuidado e profundidade, a história da dominação muçulmana e, depois, o período cristão. Estuda a vila [Loulé] definida antes demais pela muralha, fator de prestígio mas sobretudo, dada a localização de Loulé, fator de segurança. A muralha divide, protegendo dentro de si ruas, praças e casas, deixando de fora bairros e arrabaldes; custa muito dinheiro e trabalho a erguer, e quase tanto a manter. Adapta as suas portas aos eixos de comunicação e aponta direções de expansão.

A autora investiga a construção corrente, as casas de habitação, as técnicas construtivas e os materiais utilizados. Ficamos a saber bastante sobre a casa da Câmara, sobre a prisão, sobre as principais igrejas, sobre a mesquita e sobre a estalagem.”

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em