A CRIPTO-HISTÓRIA DE ARTE

10,00€

A CRIPTO-HISTÓRIA DE ARTE

10,00€

SERRÃO, Vítor (2001) A CRIPTO-HISTÓRIA DE ARTE. Análise de obras de arte inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte. De 24x16 cm. Com 256 págs. Ilust. B.

A Cripto-História de Arte - vertente da história que se ocupa do património artístico desaparecido, obras que não sobreviveram por incúria, calamidades ou vandalismo. Assim, a Cripto-História da Arte atenta no que papel que algumas obras desaparecidas em Portugal possam ter assumido em termos históricos, iconológicos, políticos, ideológicos e, sempre, estéticos.

Estudos dedicados: «O retábulo do Santo Sacramento da Sé de Lisboa 1541-1555»; «Um desenho de Fernão Gomes para o mosteiro da Cartuxa de Évora; «Um retrato da Pelicana por Diogo Teixeira»; «A alegoria à morte

de Campelo»; «Um concurso de pintura do século XVII»; «Os Silva Paz, uma família de pintores sem obra»; «Uma página da inquisição: o programa pictórico da ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz em Faro – 1692»; «O Santo Cristo do Outeiro (1698-1739) e a arquitetura de retorno a 1500 no tempo dom João V; «Um contrato de ensino de pintura em Castelo Branco em 1732».

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em