A EXPANSÃO QUATROCENTISTA PORTUGUESA

10,60€

A EXPANSÃO QUATROCENTISTA PORTUGUESA

10,60€

GODINHO, VITORINO MAGALHÃES (2008) A EXPANSÃO QUATROCENTISTA PORTUGUESA. LISBOA: PUBLICAÇÕES D. QUIXOTE. DE 24X16 CM. COM 399, [6] PÁGS. E.

A obra de Vitorino Magalhães Godinho “A expansão quatrocentista portuguesa”, censurada (apesar de “valioso”, o estudo era “demasiado económico, quase marxista”) em 1960, mas que foi “um vento de mudança” na historiografia dos Descobrimentos, apresenta-se nesta edição da Dom Quixote actualizada e modificada, incluindo novos capítulos.

No prefácio à presente edição, Magalhães Godinho afirma que a introdução de 1962 “estava irremediavelmente ultrapassada”, e escreveu uma nova. O capítulo sobre as raízes da expansão tem uma nova versão na medida em que “tinha deficiências”. Quanto ao capítulo sobre Marrocos foi incluída uma análise sobre as conquistas de Ceuta em 1415 e a tentativa de Tânger em 1437. Nesta nova edição foi ainda introduzido um capítulo “totalmente novo” sobre a navegação e a náutica, enquanto “a conclusão foi refundida, visto que caía em simplismos” agora ultrapassados pela suas investigações. Foi ainda atualizada a bibliografia e melhorada “ a apresentação crítica das fontes”.

Cartonagem editorial com sobrecapa estampada a cores. [sobrecapa com pequena perda de papel no canto superior esquerdo da pasta frontal e lombada]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em