A IDEIA DE HISTÓRIA

10,60€

A IDEIA DE HISTÓRIA

10,60€

COLLINGWOOD, R. G. (2001) A IDEIA DE HISTÓRIA. LISBOA: PRESENÇA. DE 23X15 CM. COM 334 PÁGS. B.

«A Ideia de História» é o melhor trabalho até agora divulgado do grande filósofo, historicista e arqueologista de Oxford, R.G. Collingwood.

Este importante trabalho examina como a ideia de história tem evoluído desde o tempo de Heródoto até ao século XX, no qual Collingwood partilha com o leitor a sua própria perspectiva sobre o que de facto é a História. Principiando pela análise das concepções teocráticas e mitológicas dos alvores da História, Collingwood oferece-nos em seguida um estudo rigoroso dos fundamentos da historiografia grega, romana, medieval, renascentista, iluminista, romântica e da história científica dos nossos dias. Deste último período, vemos analisado o pensamento de Marx, Dilthey, Spengler, Bergson, Croce e outros.

Nesta edição revista, encontram-se os textos mais relevantes sobre a Filosofia da História, portanto, essenciais para uma perfeita compreensão do seu pensamento, e, em particular, sobre a interpretação correcta da sua teoria de "Ideia de História".

Desta obra se poderá dizer, em síntese, que, revelando um profundo conhecimento na matéria, nos proporciona uma panorâmica completa do pensamento histórico e das suas diferentes correntes, o que a impõe como instrumento indispensável de estudo e de consulta. Um obra magnífica que agora se reedita na colecção «Biblioteca do Século».

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em