A LIVRARIA RENASCENTISTA DE D. TEODÓSIO I

16,00€

A LIVRARIA RENASCENTISTA DE D. TEODÓSIO I

16,00€
1

BUESCU, Ana Isabel (2016) A LIVRARIA RENASCENTISTA DE D. TEODÓSIO I, Duque de Bragança. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal. De 23x16 cm. Com 385 págs. Ilust. B.

Estudo da livraria de D. Teodósio I (1510?-1563), 5.º duque de Bragança, efetuado com base na cópia seiscentista do Inventário de Bens da Casa de Bragança que entre os 6000 itens incluía cerca de 1600 livros. O trabalho procura traçar a fisionomia, características e linhas-de-força daquela livraria, entretanto dispersa, enquadrando-a nas dinâmicas culturais do século XVI em Portugal, designadamente das cortes régia e ducal. Pela dimensão, variedade e atualidade, a livraria de D. Teodósio I emerge, assim, na primeira metade do século XVI, não só como a maior coleção de livros em Portugal mas como uma das grandes coleções de livros da Europa do tempo.

A obra compreende quinze capítulos, entre os quais: «1. Dinâmicas culturais em Portugal e a Casa de Bragança no século XVI»; no segundo, «2. Livrarias régias e senhoriais nos séculos XV e XVI e a livraria de D. Teodósio I» faz uma análise comparada da livraria do duque com a de outros membros da nobreza; por último, parte para a análise da livraria, que se estende do capítulo terceiro, «3. A livraria no contexto do inventário do património ducal, ao capítulo catorze», «14. A composição da livraria. Proveniências, circuitos e agentes: uma sondagem» e conclui com uma avaliação da livraria de D. Teodósio I no contexto do património brigantino, «15. A Casa de Bragança na livraria de D. Teodósio I». [ex. novo]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em