A Questão Religiosa [na primeira república] 1913

25,00€

A Questão Religiosa [na primeira república] 1913

25,00€
1
TELLES, Bazilio (1913) A Questão Religiosa. Porto: Livraria Moreira. De 19x13 cm. Com 88 págs. E.

Neste polémico texto, Bazílio Teles, membro destacado do Partido Republicano, expõem o seu pensamento e o posicionamento da facão mais radical da República perante o culto católico e o seu património.

O professor e ensaísta proponha entre outras medidas que ficassem ‘[…]nos orçamentos do Estado … despezas para cultos; [...] Fica[-se] o ensino religioso nas escolas officiaes, [...].

[Fossem] revertidos para o Estado e corporações administrativas, cabendo ao ministério da Justiça o seu arrolamento e avaliação, todos os bens mobiliários e imobiliários até aqui affectos ou destinados ao culto público da religião cathólica, á sustentação, residência, instrucção e recreio dos seus ministros, alunos e demais pessoal da Egreja, desde que se prove não pertencerem a particulares ou a corporações com individualidade jurídica. […].

Boa encadernação meia francesa em pele cuidadosamente decorada na lombada com ferros gravados a ouro; de leve aparado e com o corte à cabeça carminado; capas da brochura conservadas. [antigo título de posse no rosto]
Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em