A Vida Quotidiana na Colónia do Sacramento (1715-1735)

9,00€

A Vida Quotidiana na Colónia do Sacramento (1715-1735)

9,00€
1

POSSAMAI, Paulo (2006) A Vida Quotidiana na Colónia do  Sacramento (1715-1735). Um bastião português em terras do  futuro Uruguai. Lisboa: Livros do Brasil. De 21x14 cm. Com 456  págs. B.

Versão revista da tese de doutoramento apresentada ao  Departamento de História da Faculdade de Letras da Universidade  de São Paulo.

A Colónia do Sacramento, situada na margem esquerda do Rio da  Prata - em território que é actualmente do Uruguai - foi fundada,  em 1680, pelo governador do Rio de Janeiro, D. Manuel Lobo, (…). Por entre inúmeras e por  vezes dramáticas vicissitudes, manter-se-ia sob administração portuguesa até 1777. O  presente livro do Prof. Paulo César Possamai descreve a vida quotidiana na Colónia do  Sacramento, através do estudo e análise de uma grande variedade de documentos.

Reconstituem-se assim, num trabalho profundamente inovador sobre um episódio não muito  conhecido da história da presença portuguesa na América do Sul, as relações dos portugueses  com os espanhóis e com os indígenas durante este período; as condições de vida dos militares  que constituíam a guarnição da fortaleza; e a existência diária de agricultores e artesãos, do  clero católico e, ainda, dos mercadores e contrabandistas que, cada um a seu modo,  desenvolveram e fizeram prosperar a região.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em