A Virgem na Arte Nacional.

14,00€

A Virgem na Arte Nacional.

14,00€
1

CAMPOS, Correia de (1956) A Virgem na Arte Nacional. Braga:  Tip. Oficina de S. José. De 25x16 cm. Com 83 págs., [44] fls. Il. B.

Relevante subsídio para a história da arte em Portugal,  nomeadamente da escultura e da pintura, incluindo ainda valiosas achegas para os estudos mariológicos. O trabalho é ainda um precioso auxiliar para colecionadores e antiquários.

“[…] Procede-se ao estudo e classificação das imagens da Virgem, reportando-as aos três grandes períodos ou ciclos, em que, seguramente, a arte religiosa se pode dividir. No 1º ciclo, far-se-ão entrar todas as imagens que ostentem mais ou menos carácter simbólico. […] Este ciclo vai do aparecimento da arte religiosa cristã no século III até ao século XIII, e indo para Portugal, nalguns casos, até ao século seguinte. […]. No 2º ciclo far-se-ão entrar todas as imagens de carácter artístico […] Indo desde o século XIV aos fins do século XVI. No 3º ciclo tratar-se-á das imagens do século XVII até meados do século XX […]”. Trabalho documentado à parte com reprodução sobre papel couché de grande número de imagens da Virgem. [capas da brochura empoeiradas e com acidez]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em