ARTE RELIGIOSA EM PORTUGAL

120,00€

ARTE RELIGIOSA EM PORTUGAL

120,00€

VASCONCELLOS, Joaquim de (1914-1915) ARTE RELIGIOSA EM PORTUGAL. Volume I (ao vol. II). Porto: Emilio Biel & C.ª Editores. [Typ. A. J. da Silva Teixeira, Sucessor]. 2 vols. De 29x19 cm. Com 96 & 64 págs. inums. +146 fls. Ilust. [estampas fotográficas]. E.

Primeira edição desta obra clássica da bibliografia artística portuguesa, dada à estampa em 20 fascículos durante os anos de 1914-15, o que a tornou rara por difícil de reunir em conjunto. Muito estimada e valiosa quando completa como a que apresentamos.

Numa apreciação crítica à obra feita pelo professor da Universidade de Coimbra A. A. Gonçalves, redigida em folha volante distribuída à época [que acompanha o nosso exemplar] retiramos o excerto: “… a par de primorosas reproduções phototypicas, dá a notícia discriptiva, histórica e crítica dos mais notáveis e instructivos documentos de arte decorativa, [pintura, esculptura, ourivesaria, esmaltes, bronzes, mobiliário, tecidos, bordados, rendas, cerâmica, vidros, crystaes] exemplares culminantes da actividade artística ao longo da nossa existência nacional”.

Os primeiros dois fascículos são dedicados à Sé do Porto, o dois seguintes à Sé de Braga, o quinto e sexto ao Museu de Arte Religiosa em Coimbra, o sétimo à Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira em Guimarães, o oitavo ao Museu Regional de Aveiro, o nono aos Esmaltes existentes em diversos Museus do Porto, o décimo, às Pratas e Paramentaria existente em várias igrejas de Braga, o décimo primeiro é dedicado inteiramente às Pratas existentes no Porto, o décimo-segundo e último fasciculo do primeiro volume é consagrado aos Panos de ras e Paramentaria do Paço Episcopal de Lamego. Os fascículos treze a vinte são dedicados ao valioso e eclético espólio do Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa.

Obra apresentada numa excelente edição nitidamente executada sobre papel de boa qualidade, vai ilustrada com 146 estampas, da autoria de Emílio Biel que foram tiradas em separado, em cartolina, e representam muitas das mais valiosas peças de arte religiosa existentes em Portugal. Encadernação moderna em percalina com títulos gravados a ouro sobre as lombadas; levemente aparado. Bom exemplar.

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em