As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas (séculos XVI a XVIII).

15,00€

As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas (séculos XVI a XVIII).

15,00€
1

FERREIRA, Maria João Pacheco (2007) As Alfaias Bordadas Sinoportuguesas (séculos XVI a XVIII). Lisboa: Universidade Lusíada Editora. De 24x17 cm. Com 280 págs. Ilust. B.

A edição reproduz na íntegra a Dissertação para obtenção do grau de Mestre em História da Arte apresentada pela autora à Universidade Lusíada.

“Compreender a conjuntura histórico-cultural e artística subjacente ao aparecimento destas peças e o seu desenvolvimento no quadro da presença portuguesa no Oriente – entre os séculos XVI e XVIII – e as respectivas consequências nos dois universos civilizacionais envolvidos, constitui-se como objectivo primeiro da nossa investigação. Assim, ao longo desta obra procuram identificar-se as motivações inerentes ao seu surgimento e utilização; reconhecer os prováveis locais de manufactura e os responsáveis pela sua produção; averiguar da existência destas peças em Portugal, quais os principais destinatários e agentes intermediários ou importadores; traçar os prováveis modus operandi adoptados na sua transacção e aquisição. De igual modo se nos afigura importante proceder ao estudo das peças seleccionadas (do ponto de vista formal, tecnológico, iconográfico, compositivo e plástico), por forma a poder identificar as principais especificidades deste tipo de produção artística e a sua inserção efectiva no contexto da produção artística sinoportuguesa”.

Edição ilustrada com fotografias, gravuras e desenhos. [bem conservado]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em