As Praias de Portugal

10,00€

As Praias de Portugal

10,00€
1

ORTIGÃO, Ramalho (1876) AS PRAIAS DE PORTUGAL. Guia do Banhista e do Viajante. Com desenhos de Emílio Pimentel. Porto: Livraria Universal de Magalhães & Moniz - Editores. (aliás, A Bela e o Monstro, Edições, 2013). De 21x14 cm. Com 144, [16], págs.; [12] fls. Ilust. E.

Cuidada reprodução em fac-símile da primeira edição de uma das mais interessantes e estimadas obras de Ramalho Ortigão.

Capítulos dedicados às praias de: Foz do Douro, Pedrouços, Póvoa de Varzim, Granja, Espinho, Ericeira, Nazaré, Figueira da Foz e Setúbal -- e ainda às de Leça e Matosinhos, num único capítulo, "de Pedrouços a Cascais" e mais um - o último -, às "praias obscuras". Abre o volume com um capítulo introdutório intitulado de “o mar”. As "praias obscuras" são as mais pequenas, diz-nos o autor as mais "adequadas à instalação de uma família em uso de banhos". Deste grupo fazem parte Âncora, Apúlia, Furadouro, Costa Nova, S. Martinho do Porto, Assenta, Santa Cruz, S. Pedro de Moel, Porto Brandão, Alfeite e Fonte da Pipa. Além de minuciosamente referir a paisagem, os hábitos, tipos característicos, personagens locais e as "acomodações turísticas" em cada uma das praias, Ortigão faz diversos conselhos e recomendações, nomeadamente "precauções higiénicas" a tomar para ir e estar na praia, "socorros aos afogados" e uma "reconstituição dos temperamentos e dos caracteres pelo banho frio".

Ilustrado com a reprodução das estampas originais, apresentadas em folhas à parte, assim intituladas: Foz do Douro, Leça da Palmeira, Pedrouços, Póvoa de Varzim, Granja, Cascais, Espinho, Ericeira, Figueira da Foz, Setúbal, Banhos da Barca e Primeira Pesca.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em