AS SENHORAS INFANTAS FILHAS DE EL-REI D. JOÃO VI:

15,00€

AS SENHORAS INFANTAS FILHAS DE EL-REI D. JOÃO VI:

15,00€

PEREIRA, Ângelo (1938) AS SENHORAS INFANTAS FILHAS DE EL-REI D. JOÃO VI: Numerosas cartas e documentos inéditos. Prefácio do Marquês de Lavradio. Lisboa: Editorial Labor. De 25x17 cm. Com 175 p., [20] fls. Ilust. B.

As Senhoras Infantas é ainda hoje um dos trabalhos mais importantes e completos de quantos se fizeram sobre a filhas d’ “o Clemente”, tendo sido elaborado à vista de documentos, d’entre os quais dezenas de cartas íntimas enviadas pelas filhas a D. João VI. Encerra ainda interessantes subsídios para o estudo de um rei e de um reinado conturbado.

As cartas transcritas são precedidas de estudos sobre cada uma das Senhoras “que vincaram as suas personalidades, tanto em Portugal como em Espanha, e assim faz desfilar as figuras de: D. Maria Teresa, casada duas vezes com Infantes de Espanha, a grande animadora das guerras carlistas; D. Maria Isabel Francisca, Rainha de Espanha; D. Maria Francisca, a turbulenta primeira mulher do Infante D. Carlos de Espanha; D. Isabel Maria, Regente do Reino pela morte de D. João VI; D. Ana de Jesus, a linda Marquesa de Loulé,”.

Edição de cuidada execução artística da autoria de Domingos Bertrand, ilustrada à parte com 31 gravuras, impressas sobre papel couché, reproduzindo óleos, aguarelas, gravuras, litografias e miniaturas dos mais célebres artistas da época.

Exemplar valorizado com dedicatória autógrafa do punho do autor para o artista Eduardo de Faria. [ex. com manchas de acidez, mas acentuadas na capa da brochura; lombada escurecida]

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em