CARTAS E ALVARÁS DOS FOROS DA CASA VIMIEIRO

10,60€

CARTAS E ALVARÁS DOS FOROS DA CASA VIMIEIRO

10,60€

BEAUMONT, MARIA ALICE (1968) CARTAS E ALVARÁS DOS FOROS DA CASA VIMIEIRO. (INCLUINDO DEZANOVE CARTAS DO MUSEU-BIBLIOTECA DO PAÇO DUCAL DE VILA VIÇOSA). CASCAIS: CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS. DE 25X18 CM. COM [6], 225, [1] PÁGS. B.

Valiosa coletânea de documentos dos séculos XVI e XVII com interesse histórico e genealógico. Ilustrado em separado com fac-similes de vários documentos e cartas.

«Guarda-se inédito no Museu dos Condes de Castro Guimarães em Cascais, (…), um interessante núcleo de documentos manuscritos relacionados direta ou indiretamente com a família Faro (Vimieiro). [Documentos dos séculos XVI e XVII]… são constituídos pelas cartas e alvarás agora publicados; por livros, uns de texto, outros, incompletos, com apontamentos, cópias de notícias e de cartas, certidões, etc.; e por cadernos e folhas soltas e desordenadas que devem ter feito parte de livros semelhantes aos últimos. (…)

Entre estes restos de livros com apontamentos, uns contém considerações sobre temas morais ou religiosos dispostos por ordem alfabética. Outro é um índice de assuntos ou citações, escolhidos de várias obras, «notados» chama-lhes o autor, de interesse histórico e religioso. Um terceiro faz-nos pensar que seria preparação para uma história eclesiástica de Évora, pois reúne muitos apontamentos concernentes à Igreja portuguesa desde a origem, sempre com referência especial a Évora. O último, quase perdido e elegível, seria talvez o de maior interesse, pois é formado não só por apontamentos, mas principalmente por cartas com transcrições de documentos dando notícias de carácter histórico. (…)

Os assuntos das cartas são variados, mas quase sempre de interesse económico, a maior parte das vezes relacionados com a nossa navegação, como a partida de galeões para a Índia, para a Mina, para as Ilhas, ou para os «Lugares d’África», sua tripulação e comando, a segurança e defesa na viagem, sua carga, chegada a Portugal, e desembarque das mercadorias. Tratam de problemas da administração financeira - compra de trigo, venda de açúcar e da pimenta, pagamentos a funcionários, empréstimos, mudanças de moeda, e outros. Muito provavelmente elas não contaram grandes novidades para a nossa história do reinado de D. Sebastião, mas estão cheias de pormenores que poderão ser muito significativos para os estudiosos desta época. Dá-nos além disso uma visão do ritmo e do interesse com que eram tratados estes problemas de administração durante os tão frequentes afastamentos da corte para fora de Lisboa.

As restantes cartas e alvarás são de carácter mais pessoal, mas, dado o papel que as personagens que os subscrevem ou a que se destinam, tiveram na história portuguesa espanhola, trazem também achegas ou confirmações do conhecimento que já existe dos factos a que se referem”.

Nota: capa da brochura com acidez e desgaste; miolo limpo

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em