Cartas Elementares de Portugal para uso das escolas

78,00€

Cartas Elementares de Portugal para uso das escolas

78,00€
GOMES, Bernardino Barros (1878) Cartas Elementares de Portugal para uso das escolas e duas d'ellas duas vezes premiadas na exposição de Philadelphia de 1876. Lisboa: Lallement Fréres Typ. De 42x29 cm. Com 1 atlas, [2], 29 págs. de texto, 5 mapas: color. E.

Primeira edição deste raro e muito estimado trabalho, o primeiro Atlas português com bases científicas, que inclui 5 mapas estampados a cores onde figuram os seguintes temas: Carta concelhia; Carta de relevo, Carta orografia e regional; dos arvoredos; Carta agronómica e Carta da população concelhia.

“(…) O Atlas é muito mais que uma simples colectânea de mapas. Como se tentará demonstrar em seguida, os extensos comentários anexos a cada mapa constituem pequenas monografias, devidamente organizadas em oito a dez alíneas. Completando a informação cartográfica, e por vezes ilustrados por gráficos e quadros estatísticos, os comentários integram dados correlativos dos fenómenos apresentados uma ou outra carta. A «Lista Especial dos Concelhos» final funciona como um reportório de rápida caracterização. (…) uma inegável síntese pedagógico-científica”. Da nota preliminar à 2ª edição impressa pela INCM em 1990

Cartonagem moderna em material sintético com títulos estampados a ouro na pasta frontal. Bom exemplar, muito limpo.

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em