BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS.
N.º 91: CASTELO DE PENELA. [LISBOA]:
DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1958. (COMPOSIÇÃO E
IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARANUS» EMPRESA INDUSTRIAL
GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 34 PÁGS. [TEXT] & 22 FLS.
[ESTAMP], & [11] FLS. DESD. PLANTAS. B.
Fonte riquíssima
de informações sobre o Castelo de Penela, fortaleza medieval de planta
irregular e recorte sinuoso, alongada no sentido Norte-Sul aproveitando o
escarpado natural. Pertencia à linha defensiva do Mondego na época da
Reconquista cristã, seguindo-se ao castelo de Montemor-o-Velho em ordem de
grandeza. Na cerca de muralhas, que envolvia a vila medieval com suas casas,
ruas e igreja, rasgam-se as duas portas existentes. A Porta da Vila ou do
Cruzeiro (séc. XV), de arco pleno, no exterior da qual, em tempo de paz, se
começou a estender o arrabalde, e a Porta da Traição para acesso aos campos.
O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação
seguidas no restauro desta Igreja promovido pela DGEMN na década de 50 do
século XX.
O Boletim organiza
a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com uma “Notícia
Histórica”, que dá conta do contexto histórico da construção do
monumento; a segunda parte intitulada “Antes da Restauração”
procura definir a época original da construção do monumento e quais as
características que o mesmo teria; “As obras de Restauração”
é o título da terceira parte e como indica o nome, são enumerados os trabalhos
realizados.
O Boletim termina
com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças
gráficas do monumento. São apresentados desenhos rigorosos (alçados, plantas e
cortes) e suas componentes arquitetónicas antes e após as intervenções, assim
como belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre
papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de
restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos
quaisquer referências aos seus autores.
Nota:
capa levemente escurecida, com maior acentuação na lombada; miolo amarelecido e
com ocasional acidez.