COIMBRA DA RESTAURAÇÃO AO POMBALISMO

10,60€

COIMBRA DA RESTAURAÇÃO AO POMBALISMO

10,60€

SOARES, SÉRGIO CUNHA (2002) O MUNICÍPIO DE COIMBRA DA RESTAURAÇÃO AO POMBALISMO: 1º V.: GEOGRAFIA DO PODER MUNICIPAL. COIMBRA: CENTRO DE HISTÓRIA DA SOCIEDADE E DA CULTURA. DE 23X16 CM. COM 299, [2] PÁGS. B.

É apenas o 1.º volume deste muito valioso subsídio para o estudo do «poder e dos poderosos» na Coimbra Moderna, que reproduz parte da Tese dout. em História Moderna, apresentada pelo autor na UC, no ano de 1995.

“(…) O município Coimbrão de 1640 a 1777 foi perspectivado historicamente como um “estudo de caso” para o qual se mobilizaram interpretativa e criticamente fontes documentais (manuscritas na sua quase totalidade), instrumentos operativos e bibliografia que facultassem a abordagem, o enquadramento, a contextualização e a análise. (…) Três grandes dimensões sobressaem neste trabalho: a profunda ligação do município ao espaço, o condicionalismo imprimido pelos diferentes sujeitos do poder, a expressão mais ampla que mero órgão de aplicação de vontade e mando que faz das Câmaras e concelhos uma instituição multissecular. Daí, uma divisão por três “livros” dedicados à geografia do poder municipal [1.º vol.], à sua sociologia [2.º vol.], e um terceiro sobre as práticas e processos da formação camarária [3.º vol.]”.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em