CABRAL, TEODÓSIO; PRATAS, ABEL; GALVÃO, HENRIQUE (S.D.) DA VIDA E DA MORTE DOS BICHOS. (SUBSÍDIOS PARA O ESTUDO DA FAUNA DE ANGOLA E NOTAS DE CAÇA). LISBOA: LIVRARIA POPULAR DE FRANCISCO FRANCO. 5 VOLS. DE 24X17 CM. E.
Obra das mais interessantes e estimadas da bibliografia portuguesa de África e, um dos mais importantes trabalhos de caça grossa dados à estampa em Portugal em edição profusamente ilustrada anegro e a cores nas páginas de texto e em folhas à parte.
Os volumes apresentam os seguintes subtítulos: I. Elefantes e Rinocerontes; II. O Hipopótamo, a Girafa, o Crocodilo, os Javalis; III. O Leão; IV. Búfalos, Gorila, Leopardos, Antílopes, etc.; V. (Extra série), Narrativas de caça grossa em África, este da autoria exclusiva de Henrique Galvão. Volumes de diversas edições.
“Não pensou o nenhum dos autores deste livro escrever obra definitiva sobre assunto tão vasto, nem também pretenderam que ele viesse a constituir solene tratado de ciências naturais. Quiseram apenas anotar observações — algumas que eram inéditas, outras que andarão já recolhidas pela atenção de caçadores menos expansivos, outras ainda que, porventura, já constam das centenas de livros que, sobre caça, se têm publicado nas sete partidas do mundo. (...) É , sobretudo, um livro que pretende dizer sobre a vida e os costumes dos animais bravios, sobre a sua psicologia, as coisas, novas e velhas, que a observação do caçador surpreende quando, nesta acção de caçar, é o seu espírito de molde a não se fixar exclusivamente no termo final — a morte do bicho (...)”.
Boas encadernações inteiras de carneira, cuidadosamente decoradas na lombada com nervos e ferros a ouro e nas seixas com finos e artísticos ferros também a ouro; levemente aparados em todos os cortes, à cabeça carminados; capas da brochura preservadas. Ex. muito frescos e em bom estado de conservação.]