GUERRA DA PATULEIA EM SETÚBAL

14,00€

GUERRA DA PATULEIA EM SETÚBAL

14,00€

CARVALHO, João Carlos de Almeida (1863) DUAS PALAVRAS AO AUCTOR DO ESBOÇO HISTORICO DE JOSÉ ESTEVÃO ou refutação da parte respectiva aos acontecimentos de Setúbal em 1846-1847, e a outros, que com aquelles tiveram relação. Lisboa: Typographia Universal. De 22x14 cm. Com 44 págs. E.

Importante subsídio para o estudo da Guerra da Patuleia na região de Setúbal. O opúsculo é uma análise crítica a parte da obra «José Estevão Esboço Histórico», da autoria de Jacintho Augusto Freitas Oliveira, publicada no ano de 1863. José Estêvão foi notável jornalista, político e orador parlamentar, participou ativamente na Guerra da Patuleia tendo integrando o exército rebelde que operava na região sul de Portugal, e neste contexto participado na ocupação de Setúbal. Por não achar verdade em muito que Freitas Oliveira escreveu sobre o desenrolar do conflito em Setúbal, Almeida Carvalho, “despido de pretensões, limpo de odios partidários” tenta repor a verdade do factos e das acções dos “acontecimentos de Setúbal em 1846-1847, e a outros, que com aquelles tiveram relação”.

Encadernação recente, meia inglesa em pele com títulos gravados a ouro sobre a lombada; corte da cabeça carminado, única margem para o efeito aparada; capa da brochura preservada. [miolo uniformemente amarelecido; capa com manchas]

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em