Essai Statistique sur le Royaume de Portugal et D’Algarve

22,00€

Essai Statistique sur le Royaume de Portugal et D’Algarve

22,00€

BALBI, Adrien (2004) Essai Statistique sur le Royaume de Portugal et D’Algarve compare aux autes États de d’Europe et suivi d’un coup d’oeil sur l’État des Sciences, des Lttres, et des beaux-Arts parmi les Portugais des deux hémisphères. Tome Premier (a Tome Second). 2 Vols. Lisboa: INCM. De 21x14 cm. Com 17, LII, 480, [1]; 271, CCCLXVIII págs. E.

Muito cuidada edição fac-símile da prínceps publicada em Paris, no ano de 1822, com «Palavras Prévias» acerca da obra, do Prof. Doutor Joaquim Romero de Magalhães.Importante trabalho e, um dos mais completos até então produzidos sobre a geografia histórica em Portugal, que nas «palavras» do Prof. Doutor Romero de Magalhães são «mais de 1100 páginas de informação sobre variadíssimos aspectos de Portugal em fins de setecentos e começos de oitocentos. Indispensável para o historiador, como para o geógrafo».

Com interessantíssimos e completos capítulos, muitos dos quais tratando assuntos inéditos de que destacamos: «A geologia»; «O clima físico em Portugal (inovador ensaio de climatologia)», «Mineralogia», «Estado actual da agricultura em Portugal (com importantes subsídios para a Companhia Gera dos Vinhos do Alto-Douro)»; «Geografia política e administrativa», «Geografia comercial e do comércio em geral»; «Geografia eclesiástica»; «Geografia literária (muito interessante capítulo)»; no extenso «Apêndice», mostra “quem é quem” em Portugal desde os princípios do século XIX (importante relação de personalidades).

Encadernações do editor em tela reproduzindo a cor na pasta frontal o frontispício da primeira edição. Preservam a sobrecapa impressa em papel. [bom exemplar]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em