GAIA E VILA NOVA NA IDADE MÉDIA.

10,60€

GAIA E VILA NOVA NA IDADE MÉDIA.

10,60€

GUIMARÃES, JOAQUIM ANTÓNIO GONÇALVES (1995) GAIA E VILA NOVA NA IDADE MÉDIA. ARQUEOLOGIA DE UMA ÁREA RIBEIRINHA. PORTO: UNIVERSIDADE PORTUCALENSE. DE 21X14 CM. COM 318 PÁGS. ILUST. B.

Este trabalho, tese de Mestrado em arqueologia, “tenta entender como é que o homem mediévico ergueu no terreno ao longo dos séculos estas duas povoações (Gaia e Vila Nova), como nelas viveu e o que delas deixou nas ruas e sítios que ainda hoje percorremos. Através das pedras e dos objetos que ainda subsistem, que o acaso fortuito nos apresentam ou o que as escavações arqueológicas permitem descobrir, revelam-nos as marcas do corpo e da alma desses nossos antepassados. (…) servimo-nos também dos documentos conhecidos ou inéditos para traçar as linhas do pano de fundo da tapeçaria que os vestígios parcos e dispersos, ou o desgarrado espólio, não logram preencher. Mesmo assim privilegiamos o levantamento do território actual, à procura da marca mediévica que de facto ainda existe como que gravada a traço ténue por baixo da malha urbana dos séculos mais próximos. Com o levantamento exaustivo da toponímia e da microtoponímia podemos assim ir reconstituindo um puzzle onde as estruturas, os vestígios e o espólio se começam a encaixar”.

Ilustrado com um interessante apêndice iconográfico, constituído por mapas, desenhos e fotografias. [capa com algum desgaste; corte das folhas com ocasional sujidade; lombada com ligeira alteração da cor original]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em