GENERAL SILVA FREIRE

11,00€

GENERAL SILVA FREIRE

11,00€

UNES, António Lopes Pires (2011) GENERAL SILVA FREIRE:Brilhante Estratega da Reocupação do Norte de Angola em 1961. Casal de Cambra: Caleidoscópico. De 24x16 cm. Com 239 págs. Ilust. B.

A mais estimada e completa biografia do General Silva Freire, com decisivos subsídios para os estudos dos primeiros meses da Guerra Colonial.

(…) É hoje comummente aceite o brilhantismo, o espírito de entrega e a rapidez com que as Forças Armadas, que afluíram a Angola, ocuparam todo o Norte sublevado e remeteram os sublevados para os valhacoutos inacessíveis e quase normalizaram a apanha do café da safra desse ano. Poucos sabem, porém, que isso ocorreu em grande parte no período de 5 meses de comando da Região Militar de Angola do general Silva Freire, ou seja, entre Junho e Novembro de 1961. 

A posteridade não pode deixar de sabêlo”. O general Silva Freire veio de facto a demonstrar a razão da sua escolha para aquela missão específica. Em 10 de Novembro de 1961, morreu num acidente de aviação que a história regista como “O Desastre do Chitado”, e com ele os outros 17 ocupantes do Dakota

que os transportava. Tinha 54 anos e muitos consideravam-no o melhor general da época.

Ilustrado com dezenas de fotos.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em