HISTÓRIA DO ENSINO DA MEDICINA

14,00€

HISTÓRIA DO ENSINO DA MEDICINA

14,00€
1

COLAÇO, Dr. Álvaro [1925] HISTÓRIA DO ENSINO DA MEDICINA Operatória em Lisboa e um estudo crítico acerca do Prof. Manuel Constâncio. Lisboa: (Lisboa: -- Tip. Imp. Libânio da Silva). De 27x19 cm. Com 142, [7] págs. B.

Primeira edição deste muito invulgar estudo histórico.

Do «Prefácio»: “Aquinhoámos notícias históricas da cadeira de Operações no ensino médico lisbonense, e também, dos Mestres que a professaram deixando uma falange de discípulos notáveis. (…) Esforçamo-nos por englobar num volume a história dispersa em revistas, jornais, livros, apontamentos, etc. (…) Vasculhando a história da cirurgia de vários povos, sente-se a alegria de constatar que a documentação aqui transladada sobre a nossa actividade cirúrgica, é um precioso índice da mentalidade nacional cuja cultura mostra que sempre pretendeu acompanhar o progresso que lá fora, introduzindo entre nós, processos e usanças das mais recentes descobertas”.

Índice dos capítulos: «Origens da cirurgia portuguesa. O ensino rudimentar da cirurgia. A fundação do Hospital de Todos os Santos»; «O ensino operatório e a sua evolução. Fundação do Hospital Real de S. José. Criação da cadeira de «Operações e Ligaduras»; «O cirurgião Manuel Constâncio e a sua obra»; «Índice cronológico dos professores que ensinaram medicina operatória até á data da criação da cadeira, [com sumarias biografias]»; «Índice cronológico dos professores que regeram a cadeira de operações desde a sua fundação [com sumárias biografias]». «Ano em que os professores tomaram a regência da cadeira». [cadernos por abrir; capa empoeirada e com acidez; lombada com algum desgaste]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em