HISTÓRIA SOCIAL DOS ESCRAVOS E LIBERTOS NEGROS EM PORTUGAL

13,00€

HISTÓRIA SOCIAL DOS ESCRAVOS E LIBERTOS NEGROS EM PORTUGAL

13,00€

SAUNDERS, A. C. de C. M. (1994) HISTÓRIA SOCIAL DOS ESCRAVOS E LIBERTOS NEGROS EM PORTUGAL (1441-1555). Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda. De 24x15 cm. Com 289 págs. Ilust. B.

Do «Prefácio»: “A presente obra tem por intenção estudar as alterações sociais, económicas, legislativas e intelectuais associadas ao crescimento da comunidade de escravos e libertos em Portugal durante o primeiro século de contacto marítimo directo entre a Europa e a África Negra. Tais alterações foram de extrema importância dada a forma que tomaram as relações entre os africanos negros e os portugueses brancos nos séculos XV e XVI, salvo algumas modicações e excepções, ser aquela que viria a prevalecer por todo o mundo atlântico até ao século XIX. (…)".

Índice dos capítulos gerais: «O tráfico de escravos»; «Justificativos legais e filosóficos para o tráfico de escravos»; «Demografia dos negros em Portugal»; «Actividades desempenhadas pelos escravos»; «A vida o escravo: vestuário, alimentação, habitação…»; «Os escravos e a lei»; «Fugitivos, liberdade e libertos»; «Os negros e a cristandade»; «Relações entre raças».

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em