IGREJA MATRIZ DA ATALAIA

10,60€

IGREJA MATRIZ DA ATALAIA

10,60€
1

BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 24: IGREJA MATRIZ DA ATALAIA. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1941. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARÂNUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 28 PÁGS. [TEXT] & 17 FLS. [ESTAMP], 7 LS. DES. & PLANTAS. B.

Fonte riquíssima de informações sobre a Igreja Matriz da Atalaia (Vila Nova da Barquinha) foi mandada edificar cerca de 1528 por Dom Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede, e a sua traça foi elaborada por João de Castilho, mestre asturiano, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal.

O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro deste monumento nacional promovido pela DGEMN nos inícios da década de 40 do século XX

O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com uma “Notícia Histórica”, que dá conta do contexto histórico da construção do monumento; a segunda parte intitulada “Antes da Restauração” procura definir a época original da construção do monumento e quais as características que o mesmo teria; “A Restauração” é o título da terceira parte e como indica o nome, são enumerados os trabalhos realizados de um modo condensado.

Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentadas plantas dos diversos alçados, algumas em folha desdobrável de grandes dimensões e ainda rigorosas, artísticas e belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores.

NOTA: capa bastante escurecida e com leves defeitos, com maior incidência na lombada; miolo amarelecido e com acidez, mais notada nalgumas folhas.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em