ILUMINURA PORTUGUESA QUINHENTISTA

12,00€

ILUMINURA PORTUGUESA QUINHENTISTA

12,00€

A LUZ DO MUNDO: ILUMINURA PORTUGUESA QUINHENTISTA. «OCEANOS», Nº 26 ABRIL/JUNHO 1996. LISBOA: COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. DE 38X27 CM. COM 102 PÁGS. ILT. B.

Este número de Oceanos representa o intento de fazer um balanço provisório do que à época se sabia da iluminura quinhentista em Portugal. Pelo que nele se contém poderá o leitor fazer uma ideia do estado de um ramo da história da arte que, por apontar - tal como a miniatura - para uma fruição intimista e para uma empresa moral, não pode desligar-se facilmente da história dos sentimentos e das «tecnologias de si mesmo», como diria Michel Foucault.

Índice dos trabalhos publicados no volume: «A crónica iluminada de D. João I da Biblioteca Nacional de Madrid», por Pedro dias; «Poder, História e Exotismo na Iluminura Portuguesa quinhentista», por José Manuel Garcia; «Algumas iluminuras quinhentistas nas Misericóridias Portuguesas», por Nuno Vassalo e Silva; «Um missal iluminado de Santa Cruz» por Horácio Augusto Peixeiro; «Moedas iluminadas», por António Miguel Trigueiros; «Instrumentos náuticos na iluminura portuguesa quinhentista», por António Estácio dos Reis. […].

Edição de muita esmerada realização gráfica, em bom papel, notavelmente ilustrada a cores com a reprodução de muitos manuscritos iluminados quinhentistas

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em