Inscrições Romanas do Conventus Pacensis. 2 Vols.

35,00€

Inscrições Romanas do Conventus Pacensis. 2 Vols.

35,00€

D’ENCARNAÇÃO, José (1984) Inscrições Romanas do Conventus Pacensis. Subsídios para o estudo da romanização. Coimbra: Faculdade de Letras de Coimbra, Instituto de Arqueologia. 2vols. Com 940 págs. + [16] pp. álbum fotográfico. Ilust. E.

Dissertação de Doutoramento em Arqueologia apresentada à Faculdade de Letras da Univ. de Coimbra, que se tornou uma obra de referência, incontornável para quantos se dedicam ao estudo do domínio romano em Portugal, bem assim, ao estudo da epigrafia.

Da «Introdução»: “Ao pretendermos elaborar o catálogo das inscrições romanas no Conventus Pacensis, não é a nossa intenção fazer a história da ocupação romana entre Tejo e Guadiana, nem tão poucos discutir os limites geográficos desta divisão administrativa. Queremos, isso sim, fornecer, o mais rigorosamente possível, os dados epigráficos capazes de esclarecer essa história e de trazer luz a essa discussão, […]” O nosso objectivo é, por consequência, pôr à disposição dos historiadores e dos arqueólogos, com o maior rigor possível, o material epigráfico existente.

Preocupámo-nos em ver os monumentos, por mais dispersos que eles se encontrassem em capelas ou herdades; remexemos indefinidamente as pedras dos museus (onde não raro colhemos inesperados frutos); vasculhámos catálogos, manuscritos, notícias de jornais; multiplicámos a correspondência, batemos às portas, em demanda duma Pista”.

Edição ilustrada com vários mapas, dezenas e fotografias e respetivos microfilmes, apresentados em envelope colado no verso da contracapa. Cartonagem editorial.

Este produto ficou sem stock. Contacte-nos.

Também pode estar interessado em