INSTRUÇÃO PASTORAL sobre as Superstições Populares. De Correctione Rusticorum.

7,00€

INSTRUÇÃO PASTORAL sobre as Superstições Populares. De Correctione Rusticorum.

7,00€

INSTRUÇÃO PASTORAL sobre as Superstições Populares. De Correctione Rusticorum. Edição, tradução, introdução e comentários de Aires A. Nascimento. Lisboa: Edições Comos, 1997. De 22x15 cm. Com 168 págs. B.

De correctione rusticorum, escrito por Martinho, bispo de Braga, elucida as preocupações gerais do clero da Alta Idade Média relativas ao processo de formação e consolidação do cristianismo num período onde a antiga religiosidade pagã ainda se mantinha muito viva, ameaçando o projeto hegemônico da Igreja Católica.

Com um interessante estudo preliminar dividido em 6 partes da autoria de Aires do Nascimento assim divididos: «O Noroeste Peninsular no século VI, uma encruzilhada no horizonte de Martinho»; «Martinho, personalidade evangelizadora e organizadora»; «O De Correctione Rusticorum: forma, conteúdos, intencionalidade»; «O De Correctione Rusticorum: as manifestações religiosas na Galécia do século VI e a actuação Pastoral de Martinho»; «Rusticis rustico sermone: o uso da simplicitas»; «Problemas de transmissão textual do De Correctione Rusticorum». Texto original e tradução. Aparato crítico do texto; Notas ao texto

Exemplar como novo

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em