MEMÓRIA DA AMAZÓNIA. - 1783-1792.

18,00€

MEMÓRIA DA AMAZÓNIA. - 1783-1792.

18,00€
1

MEMÓRIA DA AMAZÓNIA. Alexandre Rodrigues  Ferreira e a Viagem Philosophica pelas  Capitanias do Grão-Pará, Rio Negro, Mato  Grosso e Cuyabá, 1783-1792. Coimbra:  Universidade de Coimbra, 1991. De 31x22 cm.  Com 262, [5] págs. Ilust. B.

Catálogo da apresentação de um espólio  etnográfico de inestimável valor científico e  cultural, reunido, entre 1783 e 1992 no contexto da Viagem Philosophica que, liderada pelo Doutor  Alexandre Rodrigues Ferreira, percorreu as capitanias de Grão-Pará, Rio Negro, Mato Grosso e  Cuiabá. (…). Resultado de um projecto congregador de interesses políticos e económicos do poder  central, ela foi por outro lado, apoiada pelo saber da Universidade, que imprimiu à expedição a mais  actualizada perspetiva científica, tanto no que respeita à investigação e ao ensino das Ciências da  Natureza como ao papel dos Museus. O rico património que dai resultou, inicialmente destinado ao Real Museu da Ajuda, transitou em  parte para a Universidade de Coimbra, no ano de 1806, e hoje integra as colecções do Museu e  Laboratório Antropológico.

Antecedem o catálogo três ensaios: «A exposição. O Museu», por Rodrigues Areia; «Perfil de um  naturalista», por Maria Arminda Miranda & «Testemunhos etnográficos», por Tekla Hartmann.

Primorosa e luxuosa edição do catálogo desta notabilíssima exposição dedicada a Alexandre  Rodrigues Ferreira e à sua obra, impressa sobre encorpado papel (inamate de 150 gr.), ilustrada  com 140 belíssimas reproduções, da época, a cores, de manuscritos, tipos humanos brasileiros em  pinturas, aves, peixes, insectos e outros animais selvagens, objectos de cerâmica, esculturas em  madeira e diversos outros objectos indígenas

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em