MISERICÓRDIAS, CARIDADE E PODER NO IMPÉRIO PORTUGUÊS

13,78€

MISERICÓRDIAS, CARIDADE E PODER NO IMPÉRIO PORTUGUÊS

13,78€

SÁ, ISABEL DOS GUIMARÃES (1997) QUANDO O RICO SE FAZ POBRE: MISERICÓRDIAS, CARIDADE E PODER NO IMPÉRIO PORTUGUÊS, 1500-1800. LISBOA: COMISSÃO NACIONAL PARA AS COMEMORAÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. DE 24X16 CM. COM 319 PÁGS. B.

Tendo como enquadramento específico alguns contextos coloniais portugueses, [Açores, Goa e Bahia], esta obra analisa um conjunto de instituições fundamentais ao exercício do poder local no período Moderno em Portugal - as Misericórdias.

“Estudar a difícil articulação dos poderes no interior das Misericórdias e perceber a sua transposição para as práticas assistenciais foi o objetivo deste trabalho. Na linha desenvolvida por Charles Boxer nos anos sessenta e setenta, Isabel Sá reata a tradição de estudar o Império Português num contexto global, ainda que relativamente a um tema restrito, ou do exercício da caridade na sociedade portuguesa tradicional”.

Obra distribuída em seis capítulos: 1. O percurso da assistência em Portugal do século XV até a fundação da Misericórdia de Lisboa; 2. Afirmação e declínio das Misericórdias; 3. Linhas gerais de atuação das Misericórdias; 4. As misericórdias dos Açores; 5. A Misericórdia de Goa no contexto das Misericórdias do Estado da Índia; 6. A Misericórdia da Bahia [este capítulo têm muito subsídios para o estudo da escravatura]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em