MOSTEIRO DE LORVÃO

13,78€

MOSTEIRO DE LORVÃO

13,78€

BOLETIM DA DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS. N.º 99: MOSTEIRO DE LORVÃO. [LISBOA]: DIRECÇÃO GERAL DOS EDIFÍCIOS E MONUMENTOS NACIONAIS, 1959. (COMPOSIÇÃO E IMPRESSÃO DE GRAVURAS E TEXTO NAS OFICINAS DA «MARANUS» EMPRESA INDUSTRIAL GRÁFICA DO PORTO, L.DA). DE 26X20CM. COM 36 PÁGS. [TEXT] & 36 FLS. [ESTAMP], & [13] FLS. DESD. PLANTAS. B.

Fonte riquíssima de informações sobre o Mosteiro de Lorvão, complexo que remonta à data da primeira reconquista cristã de Coimbra, em 878 d.c., subsistindo, ainda, elementos arquitetónicos medievais, tais como capitéis românicos nas capelas do claustro.

No século X era já importante o seu estatuto e dimensão, tendo sido alvo de importantes remodelações e ampliação ao tempo de D. Afonso Henriques. Em 1206 o mosteiro passou a ser feminino, cisterciense, com profundas remodelações por ordem da infanta Beata Teresa de Portugal, filha de D. Sancho I, e Rainha de Leão pelo seu casamento com D. Afonso IX de Leão. No século XVI o claustro sofreu remodelações de gosto renascentista e posteriormente todo o conjunto edificado foi objeto de importantes e continuadas obras de cariz barroco, que lhe proporcionaram a imagem majestosa que atualmente possui.

O trabalho permite igualmente acompanhar as linhas de orientação seguidas no restauro desta Igreja promovido pela DGEMN na década de 50 do século XX.

O Boletim organiza a informação em quatro partes perfeitamente distintas. Inicia com uma “Notícia Histórica”, que dá conta do contexto histórico da construção do monumento; a segunda parte intitulada “Antes da Restauração” procura definir a época original da construção do monumento e quais as características que o mesmo teria; “As obras de Restauração” é o título da terceira parte e como indica o nome, são enumerados os trabalhos realizados.

O Boletim termina com uma secção dedicada às “Estampas”, onde são mostradas diversas peças gráficas do monumento. São apresentados desenhos rigorosos (alçados, plantas e cortes) e suas componentes arquitetónicas antes e após as intervenções, assim como belíssimas fotografias, de pormenor e de grande plano, impressas sobre papel couché que procuram mostrar o antes, o durante e o depois das obras de restauro. Por fim importa referir que não se encontram ao longo dos textos quaisquer referências aos seus autores.

Nota: capa levemente escurecida e com acidez, com maior acentuação na lombada; miolo amarelecido e com ocasional acidez, mais acentuado numa ou outra folha; contracapa com vinco.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em