Noticia Histórica e Topographica da Villa de Goes e seu Termo

35,00€

Noticia Histórica e Topographica da Villa de Goes e seu Termo

35,00€
1

NEVES, J. Affonso Baetta (1897) Noticia Histórica e Topographica da Villa de Goes e seu Termo. Lisboa: Typographia Baeta Dias. De 27x19 cm. Com 78, [1] págs. E.

Edição original daquela que cremos ser a primeira monografia dedicada exclusivamente a Goes e ao seu Termo, da autoria de Baetta Neves, bacharel em medicina pela UC, médico militar e deputado republicano. Raro.

Além de outros informes e notícias históricas, artísticas e corográficas, a obra prima pelo manancial de subsídios que produz para a história do «Senhorio de Gois» e dos seus donatários, bem assim, para o património edificado que este legaram à posteridade.


O primeiro Senhor de Góis foi D. Anião de Estrada ou Anaia Vestrares, cavaleiro nobre asturiano a quem D. Afonso Henriques e sua mãe D. Teresa deram carta de doação do Castelo de Bordeiro e de Goes, como recompensa pelos serviços prestados.

Encadernação meia inglesa em pele, decorada na lombada com ferros dourados; levemente aparado e com as capas preservadas. [abundante acidez]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em