Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar.

23,00€

Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar.

23,00€
1

FIGUEIREDO, Manoel de Andrade (1973) Nova Escola para aprender a ler, escrever e contar. Offerecida á Augusta Magestade do Senhor Dom Joaõ V. Rey de Portugal. Primeira parte por… Mestre desta Arte nas cidades de Lisboa Occidental, e Oriental. Lisboa Occidental: Na Officina de Bernardo da Costa de Carvalho, Impressor do Serenissimo Senhor Infante, 1722. [aliás Livraria Sam Carlos, Lisboa]. De 32 x22 cm. Com XXIV-156-[2] págs. e 47 grav. E.

Muito cuidada edição fac-similada do mais belo e afamado livro sobre o ensino da leitura e da escrita, bem assim, da arte da caligrafia impresso em Portugal. O autor nasceu na Capitania do Espírito Santo (Brasil) em 1670, filho do Governador da mesma Capitania, tendo falecido em Lisboa no ano de 1735.

O volume impresso em papel encorpado abre com um frontispício alegórico de Picart representando dois anjos segurando as armas e a coroa do reino de Portugal, tendo na base uma vista da Praça do Comércio. O retrato do autor, de página inteira, foi desenhado e gravado pelo mesmo artista. As estampas, motivo principal da obra, representam dos mais belíssimos exemplares da arte caligráfica, com diversos exercícios caligráficos, famílias de fontes e técnicas do seu desenho.

Encadernação dos editores com dizeres dourados estampados na lombada, carminado à cabeça. [exemplar com pequenas imperfeições nas extremidades da lombada]

Exemplar numerada e assinada pelo editor.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em