O Livro de Bem Comer. Crónicas de gastronomia portuguesa

16,00€

O Livro de Bem Comer. Crónicas de gastronomia portuguesa

16,00€

. QUITÉRIO, José (1987) O Livro de Bem Comer. Crónicas de  gastronomia portuguesa. Lisboa: Assírio & Alvim. De 24x16 cm. Com  317 págs. Ilust. B.

'Livro de Bem Comer - Crónicas da Gastronomia Portuguesa' é um  'banquete em palavras', como afirma António Mega Ferreira, para quem  este livro 'rompe um vazio na nossa cultura gastronómica'. Divido em oito  capítulos gerais que por sua fez se multiplicam em variadíssimas crónicas  este Livro de Bem Comer não parece deixar nada ao acaso no que se refere à gastronomia  portuguesa.

Inicia com um capítulo dedicado ao «Património Gastronómico Nacional», desde o Minho ao  Algarve, terminando nos Açores; em «À Grande e à portuguesa» fala-nos de sopas, cozido à  portuguesa, etc. O riquíssimo terceiro capítulo é dedicado aos «Manjares rituais em Portugal»,  por ocasião do carnaval, Quaresma, Páscoa, Maias, Natal, etc. Há uma secção dedicada às  «Efemérides e evocações» de Camões à mesa, de Bulhão Pato, do Abade de Priscos, do  Visconde (também) cozinheiro, de Cesário e Aquilino. O capítulo V é dedicado à «Caça no Prato»  e o VI ao «Grã-finismo e frioleiras». Os queijos merecem também interessante capítulo autónomo.  Termina com um extenso cardápio de crónicas «À laia de sobremesa».

Esse produto está atualmente indisponível. Você pode nos enviar uma pergunta sobre isso.

Também pode estar interessado em