O Povo Cigano entre Portugal e Terras de Além-Mar (Séculos XVI-XIX).

14,00€

O Povo Cigano entre Portugal e Terras de Além-Mar (Séculos XVI-XIX).

14,00€
1

Costa, Elisa Maria Lopes da (1997) O Povo Cigano entre Portugal e Terras de Além-Mar (Séculos XVI-XIX). Lisboa: Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses. De 24x16 cm. Com 126 págs., [49] pp. ilust. B.

O mais completo trabalho sobre a temática travejado em intensa pesquisa documental. “A história da colonização portuguesa não pode, nem deve, ignorar o papel desempenhado por alguém que desde tempos imemoriais faz parte do nosso imaginário colectivo. (…) Se estamos na presença de uma colaboração voluntária ou, pelo contrário, imposta, é o que iremos procurara avaliar no decurso do trabalho. (…)”.

Inicia o estudo com um capítulo sobre a imposição legal do degredo, onde é observado se se estaria na presença de uma simples penalização ou se, pelo contrário, estava patente uma maneira hábil de povoar as terras a careciam de homens. Passando ao estudo específico do Povo Cigano, abordou a autora a sua chegada a Portugal, até que no último quartel de quinhentos, começou a dirigir-se voluntária ou involuntariamente para os territórios do além-mar. Seguir-se-ão algumas considerações acerca das relações mantidas entre ciganos e não-ciganos. Sem se poder esquecer, está o Santo Ofício e a sua atitude perante o povo cigano que também é alvo de estudo

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em