PEREIRA, PAULO (2019) OITOCENTOS | DECIFRAR A ARTE EM PORTUGAL.
LISBOA: CÍRCULO DE LEITORES. DE 29X24 CM. COM 220 PÁGS. ILUST. E.
A consciência de um século XIX aberto e moderno, de um século de progresso e civilização começa a desenhar-se com a 'revolução' de sensibilidades do romantismo. Mas é uma 'revolução' essencialmente urbana e radica-se nas metrópoles de Lisboa e Porto.
Oitocentos, o quinto volume da colecção «Decifrar a arte em Portugal» abarca um período em que viveram pintores de excelência, fruto de uma aprendizagem longa, sinónimo de obras de grande monumentalidade, sejam pictóricas, escultóricas ou arquitectónicas. É o século XIX, anos em que a face da arte portuguesa esteve mais suave e menos dada a rugas e outras imprecisões, uma época de ecletismos, confraternização de géneros e rápida progressão de temas e estilos. Passam por aqui Cristino da Silva, Columbano ou José Malhoa, nomes que dominaram a paisagem artística e habitam, hoje, a memória dos portugueses. Mais dois volumes fundamentais para aprender a decifrar a arte portuguesa.
Mais do que descrever longamente as obras, o principal objetivo é mostrá-las e revelá-las. Por isso, Decifrar a Arte em Portugal:
- Apresenta as imagens das obras quase sempre em grande formato, muitas vezes em página dupla;
- Destaca partes das obras para ajudar a identificá-las e decifrá-las;
- Aponta, através de linhas finas, elementos particulares das peças;
- Indica pormenores, com uso de números, para facilitar a sua identificação.
Cartonagem editorial