Os Judeus em Portugal no século XV.

70,00€

Os Judeus em Portugal no século XV.

70,00€

TAVARES, Maria José Pimenta Ferro (1982-84) Os Judeus em Portugal no século XV. Volume I. Lisboa: Universidade Nova de Lisboa. Vol. II. Instituto de Investigação Científica. 2Vols. De 21x15 cm & 23x16 cm. Com 535, [1] & [6], III, [3], 907, [25] págs. B.

Obra de grande profundidade e originalidade e de reconhecida probidade, assente sobre o estudo, análise e reflexão de uma enorme massa de documentação, de que se destacam todos os livros que constituem as chancelarias de D. João I e D. João II, continuando ainda pelos primeiros anos do reinado de D. Manuel I, conforme se lê na «Nota Prévia» inserta no primeiro volume.

A obra reproduz a Dissertação de Doutoramento em História, apresenta pela autora à FCSH-UNL e constitui-se como um estudo estrutural da minoria judaica, sem esquecer a análise conjuntural que lhe é subjacente. Estuda o aparelho repressivo da mentalidade da época, a definição que o judeu faz de si próprio e o papel importante que o mental representa nas relações entre a maioria e a minoria religiosa.

Debruça-se ainda sobre a organização das comunas e a sua expansão pelo reino. Procura fazer o levantamento das judiarias. A hierarquia social, a família, a assistência e o ensino são pela primeira vez estudados.

O vol. II é muito invulgar, não apenas por se ter impresso em data diferente, mas porquanto teve uma tiragem muito mais reduzida (1/3) que o vol. I

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em