POLÉMICA: EÇA DE QUEIROZ E PINHEIRO CHAGAS

10,60€

POLÉMICA: EÇA DE QUEIROZ E PINHEIRO CHAGAS

10,60€

POLÉMICA: EÇA DE QUEIROZ E PINHEIRO CHAGAS “BRASIL E PORTUGAL”. PREFÁCIO E ORGANIZAÇÃO DE A. CAMPOS MATOS. LISBOA: PARCERIA A. M. PEREIRA, 2001. DE 24X16 CM. COM 117 PÁGS. ILUST. B.

“Entre os textos de carácter polemicante de Eça de Queirós salientam se, pelo significado humor hilariante e fina ironia, as duas cartas publicadas entre 1880 e 1881 no jornal O Atlântico, escritas de Bristol, dirigidas Manuel Pinheiro Chagas. Estas cartas são a resposta à contestação de cariz nacionalista e patriótico que Pinheiro Chagas fez aos comentários críticos de Eça às conquistas dos portugueses no Oriente. Eça publicara esses comentários na crónica “Um artigo do Times sobre o Brasil”, para a Gazeta de Notícias do Rio.

“(…) Para melhor entendimento desta polémica há que fazer uma nota biográfica de Pinheiro Chagas e rever a história das suas relações com Eça de Queirós, que se prolongaram por cerca de uma trintena de anos, durante os quais, Pinheiro Chagas, como representante eminente da segunda geração romântica, da voz oficial e do conservadorismo, foi para o autor de A Relíquia, constante adversário e opositor. Eça fez de Pinheiro Chagas, nesta polémica, uma hábil e espirituosa caricatura, colando indelevelmente a sua figura à imagem de um brigadeiro retrograda do tempo de D. Maria I”.

Edição ilustrada com interessantes cartoons de António

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em