Toques de Ordenança Militar.

13,00€

Toques de Ordenança Militar.

13,00€

SOUSA, Pedro Marquês de Sousa (2013) Toques de Ordenança Militar. Lisboa: Tribuna da História. De 24x17 cm. Com 176 págs. + CD. Ilust. B.

Este trabalho propõe-se não só caracterizar e contextualizar historicamente a utilização da música no contexto funcional da atividade militar, mas também fazer um cuidadoso inventário dos principais toques da ordenança militar portuguesa, tendo em conta a sua finalidade e o modo como eles foram refletindo, ao longo dos tempos, a evolução da organização e das táticas militares em Portugal. «E não será demais», como afirma a professora doutora Luísa Cymbron no «Prefácio», «fazer notar quão relevante a música militar é para o conhecimento da vida musical portuguesa desse período histórico, uma vez que muitos instrumentistas […] tinham uma origem castrense, mas também porque sem o seu estudo jamais poderemos compreender a diversidade da “paisagem sonora” do Portugal dos últimos 200 anos».

Incluí um CD com os toques (clarim, trompete e requinta), interpretados por Hélio Martins. Ilustrado com fotos e notação musical.

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em