Um passeio pela Casa da Carreira.

5,00€

Um passeio pela Casa da Carreira.

5,00€

TÁVORA. M. Teresa (1999) Um passeio pela Casa da Carreira. Braga: Edição de Autor. . De 23x15 cm. Com 86 págs. Ilustrado. Brochado.

“Neste breve memória iremos, falar de um dos edifícios mais imponentes e mais belo da cidade de Viana do Castelo – A Casa da Carreira. (...)
Descendente por minha mãe da família que possui esta casa, decidi-me a recuperar a sua memória no virar do século XIX para o século XX. Nunca a tendo habitado precisei de estudar a história da família e de conhecer os seus membros um a um, para então conseguir penetrar na intimidade de
um quarto, na sala de música, ou então acompanhar os gestos da cozinheira, (...) este trabalho só pode completar-se por me ter sido aberto o arquivo familiar pertencente a Luiz Rodrigues de Távora, filho mais velho do último Conde da Carreira”.
A Casa da Carreira: “Conhecida a partir dos meados do século XIX por Casa da Carreira —quando o seu proprietário, Diogo Gomes de Abreu e Lima, recebeu o título de Visconde da Carreira. Durante quatrocentos e quarenta e quatro anos esteve nas mãos da mesma família, sem lutas entre irmãos pela sua posse, acatado o direito do morgado de decidir dos seus destinos, tendo sido sempre enriquecida e melhorada por todas as gerações. Tal como na primeira geração, é ao longo dos tempos que pelos casamentos das filhas herdeiras entram na família apelidos nobres: Abreu, Castro, Pereira, Távora, Faria da Costa e Pita Malheiro. Com estes, mercês, vínculos e casas — Mosteiro em Vitorino das Donas; Outeiro, Agrela, Boavista e Covelas em Ponte da Barca; Lapela, Rodas e Pedra em Monção”.
Trabalho ilustrado a cores com belíssimas fotografias e valorizado com várias tábuas genealógicas. [miolo com sinais de humidade, que, no entanto, não prejudicam a leitura]

Esse produto está atualmente indisponível..

Também pode estar interessado em