UNIVERSO PITTORESCO

350,00€

UNIVERSO PITTORESCO

350,00€
1

UNIVERSO PITTORESCO: JORNAL DE INSTRUCÇÃO E RECREIO. FUNDADOR E RED. INÁCIO DE VILHENA. BARBOSA. V. 1, NO 1 (JAN. 1839) - T. 3, NO 24 (1844). LISBOA: NA IMPRENSA NACIONAL, 1839-1844. DE 24X17 CM. COM 384, X; 384, [2] & 284, [2] PÁGS. ILUST. E.

Colecção completa deste periódico publicado mensalmente pela Imprensa Nacional de Lisboa entre os anos de 1839 e 1844, fundado e redigido pelo historiador e arqueólogo, sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, Inácio de Vilhena Barbosa.

Com 16 páginas cada número, mais duas a três gravuras em extra-texto, o Universo Pittoresco apresentava-se divido em seções, com rubricas, e dentro de cada seção há textos e ilustrações. A numeração foi contínua nas páginas de cada número, facilitando a futura encadernação do volume anual. No final de cada volume aparece uma lista dos subscritores e um índice temático.

Os assuntos relacionados com a História, Arte, Arquitectura, Geografia, Botânica e conhecimentos gerais, tiveram primazia, a que se juntaram além de Biografias,“Ephemerides”, citações, anedotas, descrição de viagens e uma coluna de “Variedades”. Curiosidades vindas da Itália, da Rússia, da França, dos Estados Unidos, do Egito, da India, da Turquia, da Síria, da Espanha e do Brasil, como o artigo, figuravam neste Universo cheio de histórias, pinturas e detalhes para a imaginação.

Merecem destaque as dezenas de belíssimas estampas em extra-texto e em melhor papel, bem como a notável serie de “vistas thopográficas”, maioritariamente de cidades e vilas de Portugal; as descrições de monumentos notáveis, quer civis, quer religiosos são abundantes.

Volumes revestidos de boas encadernações, em meia inglesa, com lombada e cantos de pele ao natural, adornadas nas lombadas com rótulos também em pele tintados a negro e com títulos gravados a ouro; aparados em todos os cortes, conservando as capilhas originais em papel que abrem os volumes. [exemplar globalmente bem conservado, apenas digno de maior nota, o miolo uniformemente amarelecido e algumas páginas com acidez] Peça de coleção. Rara

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em