A CARTA DE MARCA DE JOÃO ANGO

42,40€

A CARTA DE MARCA DE JOÃO ANGO

42,40€
1

PALHA, FERNANDO (1882) A CARTA DE MARCA DE JOÃO ANGO: EXPOSIÇÃO SUMMARIA DOS FACTOS EXTRAHIDA DE DOCUMENTOS ORIGINAES E INEDITOS. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL. DE 22X17 CM. Com 110 PÁGS. E.

Interessante e invulgar trabalho sobre o corsário João Ango abastado armador de Dieppe (Normandia), que no século XVI originou uma disputa diplomática entre Portugal e França, acontecimento que nem sempre andava esclarecido em publicações anteriores quer portuguesas quer francesas.

Em finais do ano de 1529 ou nos princípios de 1530 um dos navios pirata de João Ango, armador enriquecido pela especulação e pirataria, visconde e governador, nomeado por Francisco I de França, da cidade que o vira nascer, foi apresado pelos portugueses ao passar perto de Lisboa, acontecimento que originou um conflito diplomático entre Portugal e França. Por causa deste episódio D. João III viu-se obrigado a enviar D. António de Ataíde (futuro conde da Castanheira) à corte francesa para tentar junto de Francisco I a resolução do facto. Fernando Palha baseia este seu estudo na correspondência inédita entre D. João com D. António de Ataíde, quando seu embaixador em França. Nele o autor tenta “restabelecer a verdade dos acontecimentos desterrando, d’esta vez para sempre, a tradição popular para o domínio das fábulas, e relatando com exactidão os factos em que teve origem”. Das pp. 40 em diante aparece a transcrição da documentação/correspondência.

Encadernação moderna, meia francesa em carneira com títulos a ouro na lombada; muito levemente aparado e sem as capilhas de papel. Valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho o autor para o Conde de Casal? [ex. limpo, com exceção do frontispício que apresenta acidez e amarelecido]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em