A INQUISIÇÃO NO ESTADO DA ÍNDIA: ORIGENS (1539-1560)

10,60€

A INQUISIÇÃO NO ESTADO DA ÍNDIA: ORIGENS (1539-1560)

10,60€
1

CUNHA, ANA CANNAS DA (1995) A INQUISIÇÃO NO ESTADO DA ÍNDIA: ORIGENS (1539-1560). LISBOA: INSTITUTO DOS ARQUIVOS NACIONAIS/TORRE DO TOMBO. DE 23X15 CM. COM 326 PÁGS. B.

“(…) Na parte que designa «Os Antecedentes», a autora selecionou como temas relevantes para a sua análise, a emigração cristã-nova e as modalidades de dissuasão ou proibição da mesma (cap. 1), a questão da integração religiosa e a política da coroa portuguesa (cap. 2), o papel da Companhia de Jesus (cap. 3). (…). Os «Antecedentes» oferecem um panorama bem conseguido de alguns dos principais contextos que enquadraram a instituição da Inquisição de Goa. (…) A segunda parte, muito embora autora opte por intitulá-la «O Tribunal», induzindo o leitor a pensar que aí se analisa a fundação da Inquisição de Goa, esta parte incide, ao invés, sobre a devassa que, segundo palavras suas, «preparou, pressionou e, mais do que tudo, procurou justificar a implantação do Santo Ofício no Estado da Índia» (p. 132)”.

“(…) o livro de Ana Cannas da Cunha [é] um contributo importante para a historiografia portuguesa da Inquisição, da expansão ultramarina, da época moderna em geral. Além do mais, as descrições e resumos contidos no texto, e o apêndice documental que a autora teve a generosidade de juntar, oferecem informações preciosas para as dimensões políticas e socioculturais de todas estas experiências”. Ângela Barreto Xavier

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em