A LUZ NO TÚNEL: ROMANCE

10,60€

A LUZ NO TÚNEL: ROMANCE

10,60€

AMADO, JORGE (1963) A LUZ NO TÚNEL: ROMANCE. [SÃO PAULO]: LIV. MARTINS EDITORA. DE 20X13 CM. COM 354, [5] PÁGS. ILUST. E.

O romance A luz no túnel é o último volume da trilogia Os subterrâneos da liberdade, da qual fazem parte também Os ásperos tempos e Agonia da noite. Como os demais livros, retrata episódios ocorridos durante o Estado Novo (1937-45) e a resistência do Partido Comunista Brasileiro durante o período.

O autor faz um retrato minucioso das atrocidades cometidas pela polícia do Departamento de Ordem Política e Social de São Paulo, comandada pelo delegado Barros, para obter informações sobre as atividades clandestinas. Entre os presos, está o camarada Zé Pedro, que passa por tortura e é obrigado a assistir aos abusos cometidos também contra sua mulher, Josefa.

Em A luz no túnel, o cenário é ainda mais negativo para o Partido Comunista do que nos outros livros da trilogia, pois o contexto é o do auge da Segunda Guerra Mundial, com a ocupação da França pelos nazistas e a hesitação de Vargas, que tende a apoiar os alemães e acaba sucumbindo aos americanos. Mas os companheiros não perdem o otimismo. Novos militantes enxergam uma “luz no túnel”: em massa, eles acompanham o julgamento de Prestes, herói maior e estímulo para continuarem na luta.

Edição ilustrada à parte com desenhos de Renina Katz.

Bela encadernação meia francesa em chagrin, artisticamente decorada na lombada; aparado em todos os cortes, com o da cabeça tintado à cor da encadernação capa conservado, a frontal ilustrada por Clóvis Graciano.

Nota: folhas de guarda da encadernação com alguma acidez; capas escurecidas; maculado com dedicatória autografa]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em