A SERVIDÃO DE BARCELOS A GUIMARÃES

19,08€

A SERVIDÃO DE BARCELOS A GUIMARÃES

19,08€

SAMPAIO, JOSÉ MANCELOS (1943) A SERVIDÃO DE BARCELOS A GUIMARÃES. CÂMARA MUNICIPAL DE BARCELOS. DE 26X20 CM. COM 67 PÁGS. B.

Interessante e muito invulgar trabalho sobre uma obrigação vexatória que pedia sobre os moradores de Barcelos de varrer a Praça e açougue da vila de Guimarães na véspera de 7 festas do ano, obrigação que fora imposta por El-rei D. João I. Em 17 de Agosto de 1743 por provisão de El-rei D. João V foi extinta esta “servidão”.

“Diz-se, e escreve-se, que no dia da tomada de Ceuta (21 de agosto do ano de 1415) o contingente de barcelenses, incorporado nas tropas do Conde de Barcelos, que faziam parte da hoste do Infante D. Henrique, num contra ataque dos mouros a tentar reaver a cidade, já na posse dos portugueses, abandonou o lanço das muralhas à sua guarda, fugiu, acudindo os vimaranenses que repeliram o inimigo. D. João I puniu os de Barcelos, impondo-lhes a servidão de, em certos dias do ano, varredores da sua Câmara irem a Guimarães varrer as praças e ruas. Eis, em poucas palavras o assunto em causa”.

Exemplar valorizado com DEDICATÓRIA AUTÓGRAFA do punho do autor. [miolo amarelecido e capa empoeirada e com acidez]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em