ALFREDO DE ANDRADE 1839-1915

10,60€

ALFREDO DE ANDRADE 1839-1915

10,60€

COSTA, LUCÍLIA VERDELHO DA (1997) ALFREDO DE ANDRADE 1839-1915: DA PINTURA À INVENÇÃO DO PATRIMÓNIO. LISBOA: VEGA. DE 24X17 CM. COM 615, [3] P., [32] PÁGS. ILUST. B.

A edição reproduz no essencial a Tese de doutoramento em História da Arte apresentada pela autora à Univ. Nova de Lisboa no ano de 1995.

Alfredo de Andrade (Lisboa, 1839 - Génova, 1915), arquiteto e pintor, foi um dos expoentes da cultura artística e do restauro em Itália, entre os séculos XIX e XX. Também em Portugal, Andrade deixou um importante legado, designadamente em projetos e obras, assim como em contributos para o estudo e salvaguarda do património artístico e monumental.

«(…) O Presente trabalho, que pretende valorizar, por um lado, a obra de Alfredo de Andrade em Itália e em Portugal - e as relações artísticas privilegiadas entre os dois países graças precisamente a sua obra -, e, por outro, as trocas de influências e a “internacionalização” da cultura que se verificou na Europa a partir de meados do século XIX, implicou necessariamente algumas opções. A bastidão dos Arquivos de Turim impedia uma análise exaustiva da atividade de pintor, de professor de desenho e de artes industriais, e de arquiteto restaurador de monumentos. Assim, procuramos equilibrar a recolha da investigação efectuada em função de três temas essenciais: a pintura, o ensino (associado à arqueologia e às artes aplicadas), e o restauro de monumentos”.

Edição com um vasto apêndice documental constituído por reproduções fotográficas

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em