ANA

10,60€

ANA

10,60€
1

HORTA, MARIA TERESA (1974) ANA. LISBOA: FUTURA. DE 17X17 CM. COM 57 PÁGS. E.

Primeira edição.

Ana (Lisboa, Ed. Futura, 1974), o primeiro livro individual de prosa de Maria Teresa Horta (n. 1937) contém o selo definitivo da escrita da autora. Um discurso do desejo feminino, uma topografia do desejo centrado no corpo da mulher, um texto fragmentado, não lógico, que evolui por iluminações, um tempo intemporal, memórias do passado coabitando com instantâneos do presente, sobretudo em torno dos objetos da casa, uma voz masculina inquiridora e inquisidora a reprimir o desejo e a vontade feminina. A voz feminina estatui-se como coletiva segundo a epígrafe: “Às minhas irmãs de todo o mundo”.

Estilo lírico, poético, sublinhando o jogo dos sentimentos, evidenciando o lugar inferior da mulher ao longo do tempo histórico, mas sobretudo a mó repressora a que sempre esteve sujeita. Os livros de MTH constituem-se, assim, como um grito de revolta contra esta situação, não contra o Homem, mas contra a mentalidade patriarcal e marialvista.

Encadernação inteira em sintético com singelos ferros gravados a ouro na lombada; com leve aparo em todos os cortes e as capas conservadas. [capas, primeiras e últimas folhas amarelecidas e com ocasional acidez]

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em