ANGOLA: ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS XVI E XVI

9,54€

ANGOLA: ASPECTOS GEOGRÁFICOS E HISTÓRICOS XVI E XVI

9,54€

AMARAL, ILÍDIO DO (2000) O RIO CUANZA (ANGOLA), DA BARRA A CAMBAMBE: RECONSTITUIÇÃO DE ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DOS SÉCULOS XVI E XVI. LISBOA: INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA TROPICAL. DE 24X16 CM. COM 110 PÁGS. ILUST. B.

“Neste livrinho sublinha-se a importância do troço do Rio Cuanza desde o Oceano até Cambanbe e da parte terminal do seu afluente Lucala como vias fundamentais da penetração portuguesa no chamado “Reino de Angola” nos séculos XVI e XVII, com base na leitura comparada de textos escritos nesses tempos, nomeadamente os de António de Oliveira Cadornega, na sua História Geral das Guerras Angolanas, que o autor dava por concluída em 1681.

Nos seus 3 tomos abundam os pormenores de geografia física, humana económica, de biogeografia, de história e política, com sede na bacia do kwanza, que nos permitiram uma nova percepção dos processos importantes que aí tiveram lugar, das experiências de colonização e de reorganização dos espaços. (…)

Das três do livrinho, na terceira, considerada a mais importante, a apresentação é feita segundo itinerários criteriosamente selecionados ao longo do rio e nas suas margens, ilustrados graficamente, com a ênfase dada à reconstituição de formas de organização dos espaços e de produção económica, de tipos de contactos entre os portugueses e as populações indígenas que possuíam os territórios”. [maculado com dois carimbos oleográficos de biblioteca]

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em