ANTÔNIO DIAS CARDOSO, SARGENTO-MOR DO TÊRÇO DE INFANTARIA DE PERNAMBUCO

6,36€

ANTÔNIO DIAS CARDOSO, SARGENTO-MOR DO TÊRÇO DE INFANTARIA DE PERNAMBUCO

6,36€

MELLO, JOSÉ ANTONIO GONSALVES DE (1954) ANTÔNIO DIAS CARDOSO, SARGENTO-MOR DO TÊRÇO DE INFANTARIA DE PERNAMBUCO. RECIFE: UNIVERSIDADE DO RECIFE. DE 23X16 CM. COM 51 PÁGS. B.

Um dos bons trabalhos sobre os feitos heroicos de um destacado militar português realizados em terras brasileiras no século XVII.

São insuficientes os registos históricos sobre esta personagem, que se acredita terá nascido no Porto, no início do século XVII e ainda criança foi com a família para o Brasil.

Foi um dos principais líderes da Insurreição Pernambucana, movimento responsável pela expulsão dos holandeses do Nordeste do Brasil, Conhecedor das técnicas de combate dos indígenas, foi apelidado de "mestre das emboscadas".

Aquando das Invasões holandesas do Brasil, Antônio Dias atuou em Salvador, na Capitania da Bahia, durante a Invasão de 1624-1625. À época teve sucesso em conter o invasor no perímetro de Salvador, graças ao emprego das táticas de guerrilha indígena, praticando emboscadas, que voltaria a empregar anos mais tarde, em Pernambuco. Alcançou a patente de Alferes (1635), e a de Capitão, após o cerco neerlandês de 1638 a Salvador.

Em 1655 recebeu da Coroa Portuguesa a honra de Cavaleiro da Ordem de Cristo e o comando do Terço de João Fernandes Vieira, do qual havia sido ajudante à época da 1ª batalha dos Guararapes. Em 1656, foi nomeado Mestre-de-Campo, encerrando definitivamente a sua carreira militar. No ano seguinte, em 1657, assumiu o governo da Capitania da Paraíba.

Nota: capa da brochura empoeirada; acidez nas folhas de guarda.


Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em