CANCIONEIRO DE SERPA

19,08€

CANCIONEIRO DE SERPA

19,08€

CORTEZ, MARIA RITA ORTIGÃO PINTO (1994) CANCIONEIRO DE SERPA: CANÇÕES TRADICIONAIS ALENTEJANAS, CONTOS, LENDAS E PROVÉRBIOS. SERPA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 29X21 CM. COM 411 PÁGS. ILUST. E.

“quando canta o alentejano conta. Cantar é uma confissão que o homem faz a Terra e a Terra e guarda no mais fundo de si. Por isso o cante é a maneira mais nobre que o Alentejo tem de falar. (…) Cancioneiro de Serpa é isso: a solenidade que o Alentejo põe nas coisas que diz. O cante, arqueologia das memórias das planuras. Mas melhor será escrever: os cantes. Porque este livro não regista apenas as letras e as músicas recolhidas na hora do petisco. Aqui há outros cantares, que são também modos de dizer desta relação íntima do Homem com o seu chão, sua pátria afetiva: a lenda e a lenga-lenga, a reza e a canção de embalar. Os desenhos, esses, dizem destas maneiras muitas de dizer, a alegria e a mágoa, o amor e a prece, o campo e o trabalho, a solidão, a liberdade.

Edição de original realização gráfica, pois apresenta-se impressa tal qual a autora a redigiu de forma manuscrita. Uma edição única -, onde as minuciosas ilustrações coloridas tipicamente “alentejanas”, fazendo lembrar os bonecos de «barro», aliadas à notação e ao texto manuscrito -, desenterra a memória de um povo que tem na história

Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.

Também pode estar interessado em